O termo Parcelas Permanentes têm sido largamente usadas para estudar ocomportamento de florestas manejadas com relação a sua composição, crescimento,ingresso de novas plantas e mortalidade (Chiew and Garcia 1989; Primack et al. 1989; Rai1989; Silva et al. 1996), e como forma de prever produção e rendimentos em projetos demanejoflorestal(ConditandHubbell,1995;WeaverandMurphy,1990).Emboranecessitemde algum investimento que demandem muito tempo e esforço das equipes de campo parasua instalação e medição, as parcelas permanentes constituem a mais importanteferramenta para estudos do manejo florestal e da ecologia, pois, são, e continuarão sendopor muito tempo, um dos principais pilares sobre o qual nosso entendimento de florestastropicaiséconstruído(Sheil,1995).
Sãounidadesdeamostra demarcadase observadasde forma contínua visandoconhecer o comportamentodas espécies florestais eseus processos dinâmicosde crescimento, mortalidade,recrutamento ao longodotempo.
As parcelas permanentes poderão ser estabelecidas em campo de formaimediata ou gradual, na proporção de 1 ha de parcelas para cada 250 ha de áreamanejada até o limite de 50 ha amostrados. A forma das parcelas poderá ser quadradaouretangulareo tamanhomínimodaparcelaseráde¼ha(ex.50x50mou10x250m). As parcelas devem ser demarcadas permanentemente, utilizando-sepiquetes de marcação de madeira, PVC ou outros materiais que resistam a longaexposição ao tempo.
As extremidades superiores dos piquetes devem ser pintadas com cores bem contrastantes com a vegetação, preferencialmente com tinta resistente à água(tintaóleo),para facilitar sua localização.
2.Número,tamanho,forma e instalaçãodas parcelas permanentes
3.Instalaçãodasparcelaspermanentes As parcelas para estudos de crescimento e produção devem ser estabelecidas em áreas produtivas da propriedade. Também poderão ser estabelecidas parcelas em áreas onde não seja executada nenhuma intervençãosilvicultural,paraoacompanhamentododesenvolvimentodaflorestanatural. As parcelas poderão ser lançadas em campo, de forma sistemática oualeatória; em áreas com diferentes formações florestais deverá ser feita aestratificaçãopréviadaáreaparaadistribuiçãodasparcelasemcampo.Parainstalaraparcelanolugarsorteadodentrodapicadaselecionada,sãocolocadosebalizadosseispiquetes,acada10metros,parademarcarumdosladosda parcela. Em seguida, partindo do sexto piquete, no sentido perpendicular ,colocam-se outros cinco piquetes a cada 10 metros, para demarcar o outro lado daparcela.Paraissoénecessárioutilizarumabússola,paraqueosdoisladosformemum ângulo de 90°.Após a colocação dos piquetes dos dois lados do quadrado, quedevemformarum“L”,estarápreparadaabaseparaasubdivisãodaparcela
0 deixe seu comentário:
Postar um comentário